sexta-feira, 20 de maio de 2011

Onde deve estar nossa visão

Existem pessoas que olham demais o outro. Suas vidas são dirigidas pelo que eles vêem nos outros. A meu ver isto é um grande problema. Quando nós olhamos muito os outros nos esquecemos de olhar a Deus. Muitas vezes o inimigo de nossas almas usa isto para nos afastar de Deus. Todos sabemos que o homem é falho. Sabemos também que mesmo dentro das igrejas existem aqueles que querem buscar a Deus e os que usam o nome de Deus para proveito próprio. Por isto o nosso olhar deve estar fixo em Deus e na Sua Palavra. Eu digo que nosso inimigo muitas vezes põe pessoas ao nosso lado apenas para escandalizar o evangelho e assim de alguma forma tentar nos afastar de Deus. Muitas vezes dizemos que fulano fez isto ou aquilo (coisas erradas) mas no dia do juízo cada um dará conta de si a Deus. Hoje foi a mesma coisa e Deus me lembrou de um texto bíblico que está em Ap 22.11-12 ¨Quem é injusto; faça injustiça ainda; quem está sujo, suje-se ainda; quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. Eis que cedo venho! A minha recompensa está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra."

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Comportamento

Eu fico observando o comportamento do Elio em relação a vida e não posso deixar de pensar na cultura. Então o que vem a ser cultura? Podemos dizer que cultura é o conjunto inteiro de ideias convencionadas. Nós vemos a diversidade de povos, costumes, crenças espalhadas pelo mundo, mas o homem é um só feito a imagem e semelhança de Deus então porque as diferenças? A humanidade até a torre de Babel era uma. Um só povo com as mesmas crenças e costumes, mas eles desagradaram a Deus e assim Deus diversificou as línguas (idiomas) e este povo antes uno se separou em pequenos grupos e espalharam-se pelo planeta. Bem como o que ocorreu após o dilúvio. Mas nosso planeta apesar de ser uno é diferente em cada lugar e em cada região. Assim cada grupo que se formou e começou habitar determinadas regiões foram se diferenciando uns dos outros adaptando-se a cada região. Isto é cultura. Cada grupo foi construindo seu modo de ver Deus, família, sociedade, terras e o espiritual que não o Deus que conhecemos. Assim ao nascer os bebes são enculturados e assim assimilam através da família, escola e relacionamentos sociais a conduta para aquele grupo. Nós vemos isto claramente em uma sociedade como a brasileira em sua essência unificada mas tão diversificada em si mesma. Vamos dar o exemplo da cidade do Rio de Janeiro e seus diferentes grupos sociais. Temos a classe alta com seu padrão de vida elevado onde a tecnologia é algo normal já podemos ver que nas classes sociais mais baixas onde o poder aquisitivo é baixo pouco se vê e às vezes quase nada da modernidade tecnológica. São todos brasileiros, todos cariocas mas vivem em "mundos" diferentes. Cada bebe que nasce é enculturado a aquele local com seus usos e costumes.
Assim o é na família. Cada família tem seus usos e costumes próprios que fazem parte da cultura maior que é ser brasileiro. Então como entender isto? E o evangelho como deverá ser pregado? Será que a mesma forma de falar de Deus para uma pessoa necessariamente deverá ser do mesmo jeito para outra? Nem sempre. Uma pessoa que sofre violência na família pelo pai tem a mesma compreensão de pai que uma pessoa que em sua família o pai foi provedor, carinhoso e amigo? A meu ver não. Nós evangélicos brasileiros temos o hábito de apresentar Deus como pai. Será que o entendimento vai ser o mesmo nos dois casos citados? A meu ver não. E aí está a riqueza do evangelho pois podemos agir como Paulo em 1 Corintios 9.19-22: ¨Embora eu seja livre para com todos, fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais. Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei,como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me fraco para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos para por todos os meios chegar a salvar alguns.¨ E Paulo no final deste capítulo ainda nos diz nos versículos 26 e 27 ¨Portanto corro, não como indeciso combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, porque, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira ficar reprovado¨.
Pois é assim tem sido para mim. Meu marido tem sido meu campo missionário. Às vezes eu questiono Deus mas o amor de Deus por uma única pessoa é tão grande que não desiste e nem deixa que esta pessoa seja derrotada, vencida pelo mal. A minha mente a minha alma fervilham com o evangelho mas hoje, segundo Deus, está direcionada para o Elio e o Israel. Não que eu não possa fazer outras coisas. Posso e espero pacientemente em Deus o momento embora tenha conhecimento que o momento é este é hoje. Então vou seguindo confiando em Deus. Buscando Nele força, sabedoria. E não poderia deixar de dizer que eu também faço parte deste processo de transformação. Participando de uma única cultura. A cultura dos céus onde Deus está.

terça-feira, 10 de maio de 2011

A idade

Uma grande dificuldade que o Elio tem enfrentado é a sua idade, pois ele já está com 60 anos e assim fica mais difícil pois nem sempre as empresas olham a capacidade e o vigor da pessoa mais olha e decide contratar ou não pela idade. Nesta empresa que ele está trabalhando logo na primeira entrevista o Elio perguntou se a idade interferia na escolha do funcionário. Claro eles disseram que não. O Elio fez todos os testes exigidos e passou em todos. Quando ligaram chamando-o para fazer o resto dos testes disseram que os testes dele tinham sido ótimos. Quando ele foi admitido ficou sabendo que todos na empresa já o conheciam e que o responsável pela contratação disse para ele que o funcionário mais velho que trabalhava lá tinha 55 anos mas não era justo não dar a oportunidade ao Elio só porque ele já tinha 60 anos. E assim ele foi contratado. Já está abalhando. Graças a Deus.
No nosso caso as coisas ficam mais complicadas, pois eu não tenho mais parentes diretos vivos, a não ser meu irmão que está afastado de nós. A minha mãe quando estava viva dizia que o Elio era filho de chocadeira. Porque apesar de ele ter pai, mãe e irmãos vivos ninguém liga para ele. Quando o Elio ficou desempregado o ano retrasado ele foi com o Israel na casa dos pais dele para o Israel almoçar. A irmã dele reclamou do prato de comida que o Israel estava comendo, e eles brigaram. Depois a mãe dele me liga fazendo queixa do Elio porque ele tinha brigado com a filha deles. Que situação. E mesmo assim o Elio tem adoração pelo pai dele. Um dia desses ele me disse que sonhou que o pai dele estava morto deitado em uma mesa. Não falei para ele mas o entendimento era que ele deveria "matar o pai dentro de si" deixar de idolatrá-lo e mudar mesmo até nas suas atitudes com relação a família e sua postura para com o mundo. A cultura familiar que o Elio recebeu da família dele está muitas vezes totalmente errada é preciso ele mudar em muitos aspectos. Ele já tem mudado muito mas há muito mais a ser feito. Isto influencia também a visão que ele tem de Deus e da igreja e a postura dele dentro de nossa família. Já houve uma grande mudança principalmente em relação ao Israel. Apesar de ele amar profundamente o Israel havia uma serta distância dele para com o Israel a ponto de eu dizer que o Israel era filho de pai ausente estando presente. Isto hoje em dia mudou muito. Agora ele foi para o outro extremo faz todas as vontades do Israel. O Elio diz "eu não tinha isto não tinha aquilo não podia fazer isto não podia fazer aquilo" e assim vai fazendo todas as vontades do Israel. Agora eu estou pedindo equilíbrio. E assim Deus vai trabalhando na nossa família. Só espero em Deus pois Nele eu sei que tenho a vitória garantida.