quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sonho

Eu recebia muitos convites para pregar em igrejas, eventos e para falar sobre missões. Em um destes convites eu fui pregar em uma igreja em Olaria e lá eu tive meu primeiro contato com o homem que hoje é meu marido. Ele foi fazer o curso de Bacharel em Teologia e após algum tempo começamos a namorar. A vida do Elio é um caso a parte. Ele na adolescência se envolveu com uma mulher que o levou para o espiritismo. Ele fala que tinha muita sede de Deus e pensou que lá ele estava servindo a Deus. O testemunho dele nesta época é muito forte. Ele com o passar dos anos tornou-se pai de santo, bruxo e feiticeiro, envolvido com as camadas mais subterrâneas do espiritismo. Ele se converteu quando ia cometer suicídio. Os pés dele o levaram para uma igreja onde ele se converteu. Era a igreja de Nova Vida. Nossa vida tem sido de lutas pois eu acho que ele olha mais para o homem do que para Deus. No princípio ele dizia que todo o chamado que ele recebece era de Deus e assim ele foi se decipicionando com as igrejas e com os pastores que ele se envolvia. Hoje ele é pastor mas não frequenta nenhuma igreja. Muitas vezes ele diz que vou perder meu tempo indo a igreja, mas eu vejo a igreja como o Corpo de Cristo e se uma parte está fora do corpo ela apodrece e morre.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Desafio

Eu compartilhei o meu processo de chamada de Deus para mim não para enfraquecer o chamado de alguém ou super valorizar o meu. Para mim Deus achou que seria necessário que eu largasse tudo como fiz, para outros não. Toda a minha vida mesmo que inconscientemente foi sendo decidida e orientada não por Deus mas pelos espíritos da maldade. Não nos enganemos pois o diabo separa e escolhe pessoas para exercer cargos políticos ou não, que tenham projeção nacional para exercerem o que eles querem ou seja contaminar as instituições com seus desígnios malévolos. Ele monta estratégias e trabalha por elas alcançarem seus objetivos. Foi assim comigo. Os planos da minha família era de exercer cargos políticos de liderança nacional sendo direcionada e orientada pelo diabo. Mas Deus tinha outros planos para mim, era preciso escrever uma nova história de vida só que agora com Jesus dirigindo e direcionando. Não sou criança nem estou brincando com a obra do Senhor eu sei exatamente o que Ele quer que eu faça. Era preciso romper não só com os planos do diabo para mim mas desfazer todos os laços que me prendiam ao passado. Era necessário haver mudança interior, mudar o rumo. Deus pode não exigir isto de todos mas de mim Ele quis que fosse assim. Eu vejo pessoas idolatrando pessoas, instituições, a si mesmas e vai por aí a fora. Pessoas que querem fazer da obra de Deus caminhos de exaltação pessoal, seus traumas complexos sendo cobertos por uma máscara de santidade e amor a Deus a sua obra que muitas vezes não são reais.
Não nos enganemos o mundo espiritual é real e o é de tal maneira que chega a ser palpável.
1 Corintios 3. 18-23 "Ninguém engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. Pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus. Como está escrito. Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, os quais são vãos. Portanto, ninguém se glorie nos homens! Tudo é vosso, seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro, tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo de Deus."
Sualo, Saulo onde você está? Não achamos mais a Saulo mas achamos a Paulo e este aos pés do Senhor.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Racismo?

Esta semana aconteceu algo que chamou a minha atenção. Estava no SESC com o Israel e ele foi jogar volei com um conhecido. Aí chegaram novos garotos querendo jogar e eles formaram um time. Um certo momento um time falou para o colega do Israel que ele não estava jogando nada que ele saísse do jogo. Não dei muita importância na hora. Mas depois observei que todos os garotos que estavam jogando eram brancos e alunos de uma escola de classe média alta, o garoto que eles pediram para sair era negro. Fiquei pensando será que pediram para ele sair porque não estava jogando bem ou foi por que ele era negro? Acho que mesmo inconcientemente a segunda hipótese pesou mais que a primeira.
Nós dizemos no Brasil que não há racismo. Mas eu digo que infelizmente há, e que este racismo não é só do branco contra o negro mas também do negro contra o branco. Me lembro que quando eu tinha uns 20 anos de idade fui ao Museu de Arte Moderna do Rio e resolvi tomar água. Fui no restaurante e lá eu me senti hostilizada pois todos os frequentadores eram negros e não gostaram da minha presença naquele lugar. Em uma igreja meu filho frequentava a Escolinha Bíblica e lá havia um aluno negro que batia em todo mundo, meninos ou meninas, inclusive eu vi ele batendo em uma garota. Foram vários meses e ele batendo não só no meu filho mas também nos outros alunos. Um certo dia o Israel resolveu revidar e deu um soco no garoto e o nariz começou a sangrar um pouco. Quando eu cheguei para pegar o Israel a professora veio para cima de mim dizendo que o Israel havia batido no garoto. Mas quando o garoto batia no Israel nunca me chamaram para falar nada. Comecei a observar que a professora e outra pessoa começou a hostilizar o Israel a ponto de ele não querer ir mais para a Escolinha. As duas eram negras.
Racismo existe ou não?

Retorno ao lar

Então, como já falei, fui morar com minha mãe. Lá chegando enfrentei muitas lutas. Minha mãe não tinha se convertido e meu irmão ainda estava envolvido com drogas. Minha mãe morria de medo do Dalton, pois quando ele estava drogado ficava muito violento. Pregava o evangelho para eles. Minha mãe aceitou Jesus Cristo na igreja que eu frequentava - Batista Nova Peniel - meu irmão chegou a ir e aceitar a Jesus Cristo mas não se firmou e não largou as drogas. Hoje ele está com 51 anos e ainda vive deste jeito. Tem uma vida infeliz buscando a felicidade onde não esta. É espiritualista e diz que conhece minha "linha" religiosa mas não se identifica com ela. O Elio diz para eu desistir deixar de lado mas eu não vou desistir nunca,vou lutar por ele e eu hei de vê-lo salvo, liberto e feliz.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Missões

Eu nunca quis me envolver com missões porque o que eu via de exemplo não me agradava ou não me convencia espiritualmente. Quando a irmã Ruth me convidou para ser Coordenadora do Curso de Missões Transculturais do Seminário eu tomei este chamado como um desafio. Qualquer pessoa que queira se envolver com missões tem que estar bem segura do seu chamado pois as lutas interiores e exteriores vai por sempre a prova este chamado. Mas eu estava disposta a cumprir o chamado do Senhor para mim. Me lembro que a primeira vez que comi pão com margarina foi nas viagens de treinamento. Eu sempre fui individualista, sozinha e gostava disto. Mas com o curso eu teria que estar ao lado das pessoas do grupo além de estar me comunicando com as pessaos dos lugares para onde íamos. Eu teria que conviver em grupo finasis de semana inteiros,durante as aulas, e durante o mês de novembro todo durante a viagem transcultural. Mas Deus me deu da sua graça que eu consegui cumprir o Seu chamado. Muitas vezes não foi fácil. Muitos dias e noites de solidão,mudanças interiores, renúncias mas eu punha meus olhos no alvo que era Jesus.

Fazendo a obra

Continuei e aí foram quatro turmas.Sempre com lutas internas e externas. Você que pensa em viver plenamente o evangelho saiba que sempre haverá uma resistência. Eu digo que se está tudo sempre bom alguma coisa escondida e ou errada há.
Eu continuava com todas as minhas atribuições anteriores mais a coordenação.
Na segunda turma o proprietário do apartamento que eu morava aumentou significamente o condomínio a ponto de chegar a um ponto que eu não podia mais pagar pois meu salário não dava para tanto. Tive que me desfazer da minha casa e voltar a morar com minha mãe. Apesar de tudo minha mãe não havia se convertido ao Senhor. A casa dela ainda tinha tudo do passado espiritual que agia no presente. Fui viajar com um grupo em novembro, lembro que quando cheguei de viagem foi a tardinha falei com minha mãe tomei banho e fui dormir. Dormi na sexta a tardinha e só acordei no domingo de manhã. Me lembro da minha mãe me chamando preocupada eu abria os olhos via mas não acordava. Estava precisando deste descanso.